Design de Cadeira- Chair Design – TENDAM CHAIR

Design de Cadeira- Chair Design – TENDAM

O cinema tem cada vez mais a capacidade de nos envolver e seduzir. À medida que a tecnologia evolui somos expostos a formas mais envolventes de ver televisão e filmes. À medida que a tecnologia evolui do outro lado do ecrã, alguma vai atravessando realidades e entra nas nossas salas. Muitos são aqueles que viram a televisão aparecer, pequenos cubos com poucos canais com uma imagem aceitável a preto e branco. A cor invadiu esse ecrã, depois a manipulação da cor, a saturação para criar uma imagem mais sedutora. Hoje a tecnologia 3d vai aparecendo em casa, aproximando a experiência televisiva caseira à experiência de um cinema.

Procurámos que a nossa proposta fosse um reflexo de tecnologia e que se enquadrasse no caminho que a experiência televisiva está a tomar.

Sentado escrevo estas palavras sobre a arte de sentar. Como a arquitectura e a arte, também a cadeira tem a sua história. A ela se dedicam livros, exposições, fábricas e museus.

A história da cadeira está directamente relacionada com a cultura e desenvolvimento tecnológico da sociedade onde nasce. A cadeira, mais rapidamente que outros equipamentos, permite a exploração de novos materiais e técnicas em objectos pequenos mas funcionais. Muitos materiais antes de serem utilizados noutros objectos são testados em cadeiras.

Se entrarmos em qualquer loja de mobiliário, podemos comprovar que a quantidade de cadeiras ultrapassa a quantidade de mesas ou camas. A cadeira é um objecto necessário que ultrapassa o seu carácter funcional.

Quando Mies Van der Rohe aceitou o desafio de desenhar uma cadeira fê-lo imaginando que seria uma cadeira digna de um Rei. Também esta proposta ambiciona ser um trono onde o viajante da experiência televisiva pode ser Rei e cavaleiro, desportista ou cantor, aventureiro ou amante. Esta proposta foi pensada para criar uma forma de sentar singular

 

Design– 38N9W