Projecto de moradia na Arrifana

Projecto de moradia em Arrifana

Foi-nos encomendado um projecto de uma moradia luxuosa para Arrifana. Neste Projecto de Moradia em Arrifana pretendeu-se desenhar uma moradia com uma imagem forte que se adaptasse às ambições do dono de obra, ao mesmo tempo que marca a zona, definindo um padrão elevado para construções e remodelações futuras. A forma da proposta foi condicionada pelas características de exposição solar do terreno. A moradia agarra-se ao terreno e cria uma pequena plataforma que define os espaços de convívio exterior (alpendre e piscina) orientados a Poente.

Procurou-se um “ objeto” que pousasse no terreno com simplicidade e graciosidade e que, com essa simplicidade volumétrica se enquadrasse na paisagem que a envolve, numa simbiose com o meio construído.

A volumetria proposta, pela orientação e forma define e gera o espaço exterior, que faz parte integrante da vivência da casa.

A Nascente, virada para a estrada, a moradia apresenta um ar sério e mais fechado. A Norte e a Sul, a moradia apresenta fachadas semi-fechadas, deixando toda a abertura para Poente, para onde todos os espaços são virados. A organização espacial procura explorar a exposição solar a Poente, guardando privacidade para as restantes fachadas. Ao mesmo tempo que explora a exposição solar, a moradia vive também em volta do espaço exterior. Este, procura ser atractivo e promover o convívio entre o interior e exterior.

A fachada Poente é muito aberta. É para este quadrante que todos os quartos, cozinha e sala estão virados.

A volumetria, que se quer simples e interessante, é subtilmente rasgada criando a zona de entrada e varandas. Os rasgos pretendem criar dinamismo e destacar zonas de estar exteriores, alinhando-as com os vãos. Procurou-se assim estabelecer uma relação forte entre a casa e a paisagem, abrindo e organizando as zonas comuns interiores, sala, zona de refeições e cozinha a Poente.

arquitectura – 38N9W
engenharia –

31 copy